Serviço de Psicologia
  

 

 Coordenação: Margarida Dias

  

Contacto

 

 A atuação do psicólogo em contexto escolar tem como objetivo principal a potenciação da aprendizagem e a eliminação das barreiras à mesma.
No contexto das instituições escolares, o psicólogo educacional assume uma posição de equilíbrio essencial, conduzindo as mudanças necessárias com vista a uma educação de qualidade (Huget, 1993).
O Serviço de Psicologia do Colégio do Sagrado Coração de Maria é assim um recurso através do qual esta educação de qualidade se torna mais possível, conduzindo processos de trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos (alunos, professores e pais).

O papel das psicólogas deste Serviço assenta em três eixos essenciais:

  • a prevenção, 
  • a avaliação e 
  • a intervenção.


Entre as várias áreas de intervenção em que o psicólogo educacional poderá desempenhar o seu papel, referimos as seguintes:

Apoio psicopedagógico

  • Avaliação psicopedagógica (nos domínios da aprendizagem, comportamento e desenvolvimento cognitivo, social e emocional); 
  • Desenvolvimento de estratégias educativas;
  • Programas de desenvolvimento métodos e hábitos de estudo; 
  • Programas de desenvolvimento de competências sócio-emocionais; 
  • Facilitação da inclusão e da diversidade; 
  • Acompanhamentos em sessões individuais ou de grupo. 

Orientação escolar e profissional

  • Avaliação de capacidades, interesses e valores; 
  • Apoio na definição de percursos educativos e profissionais;
  • Apoio na tomada de decisão informada e realista. 

Aconselhamento parental

  • Formação de pais (nas áreas da: educação para a saúde; disciplina e adaptação escolar; comunicação parental); 
  • Desenvolvimento de competências parentais; 
  • Acompanhamento familiar.

Apoio e articulação com os diferentes profissionais do Colégio

  • Direção pedagógica 
  • Outros agentes educativos: 
    - Coordenadores de ciclo 
    - Diretores de turma 
    - Professores 
    - Educadoras 
    - Professores do ensino especial 
    - Auxiliares de ação educativa

Funcionamento do Serviço de Psicologia

A intervenção no Serviço de Psicologia do colégio processa-se da seguinte forma:

  1. Sinalização do caso – pelo diretor de turma / professor titular / educadora – em documento próprio, pelo pai / encarregado de educação – em reunião com uma das psicólogas responsáveis pelo ciclo onde pertence o aluno, pelo próprio aluno – conversando diretamente com a psicóloga do seu ciclo. 
  2. Após a receção do pedido, em reunião de Serviço, será avaliada a pertinência do acompanhamento pelo mesmo e caso se justifique será estabelecido o trabalho ou plano de intervenção no colégio. 
  3. Na situação em que o Serviço de psicologia já não tenha vaga para aceitar o acompanhamento ao aluno, após ter efetuado uma avaliação ou análise prévia do caso, poderá sugerir o seu encaminhamento para outro profissional no exterior.

Horário do Serviço de Psicologia
De 2ª a 6ª feira das 8h30 às 16h30.

Ano letivo:2017/2018
Psicólogas e contactos

Margarida Marques Dias – Coordenadora do Serviço de psicologia - margarida.dias@cscm-lx.pt
Intervenção particular no 2º ciclo
Alguns acompanhamentos noutros ciclos e colaboração no projeto do 9º ano

Francisca Saraiva - francisca.saraiva@cscm-lx.pt 
Intervenção particular no Jardim de Infância e 1º ciclo
Alguns acompanhamentos noutros ciclos e colaboração no projeto do 7º ano

Marta Afonso - marta.afonso@cscm-lx.pt
Intervenção particular no Jardim de Infância e 1º ciclo

Inês Pupo Correia - ines.correia@cscm-lx.pt 
Intervenção particular no 1º ciclo e Ensino Secundário
Alguns acompanhamentos noutros ciclos e colaboração no projeto do 10º ano

Mónica Borges de Pinho - monica.pinho@cscm-lx.pt 
Intervenção particular no Jardim de Infância e 1º ciclo
Alguns acompanhamentos noutros ciclos e colaboração no projeto do 6º ano e 7º ano

Joana Duarte - joana.duarte@cscm-lx.pt 
Intervenção particular no 3º ciclo
Alguns acompanhamentos noutros ciclos

Vânia Calinas - vania.calinas@cscm-lx.pt
Intervenção particular no Ensino Secundário
Colaboração nos projetos do 6º ano, 7º ano e 9º ano

Actualizado em 22/09/2017 - 18:11 | Voltar